O exame laboratorial de perfil lipídico mede a quantidade de colesterol e triglicerídeos. Já o glicêmico indica a presença de diabetes ou outras irregularidades na circulação sanguínea dos pacientes.
Os dois exames são laboratoriais, ou seja, envolvem a coleta e análise de um profissional em um laboratório. Para a realização, nos dois casos, é coletada uma amostra de sangue do paciente.
Os dois tipos de exames podem identificar doenças ou fatores de risco para o desenvolvimento delas. Por isso, é importante que sejam feitos com a regularidade adequada.
Eles são dois grupos de perfis que podem indicar a presença de doenças ou o aumento dos fatores de risco relacionados a essas enfermidades.
Fazem parte do perfil lipídico seis tipos de exames:
Os índices podem avaliar o risco de doenças cardíacas, como infarto, AVC e doença coronariana, já que são doenças causadas pelo bloqueio dos vasos sanguíneos, geralmente causados por gorduras ou endurecimento das artérias.
Já o perfil glicêmico mede o nível de glicose no sangue.
Através dele, pode-se diagnosticar doenças como hipoglicemia, hiperglicemia e diabetes.
Nos dois casos, esses exames também podem monitorar o avanço ou regresso das doenças.
Conforme citado acima, os dois casos são exames laboratoriais, feitos a partir de uma coleta de sangue. A
Os dois casos tratam-se de exames considerados de rotina. Por isso, devem estar presentes na lista de exames de check-up de todos os adultos.
Normalmente, não são solicitados para crianças e adolescentes. Porém, caso o paciente tenha fatores de risco, como histórico familiar e hábitos alimentares ruins, por exemplo, pode ser solicitado pelo médico responsável.
Além da periodicidade de exames de rotina, os perfis lipídico e glicêmico podem ser solicitados com mais frequência caso o paciente apresente mais fatores de risco de doenças do coração ou doenças circulatórias.
Outros fatores que podem aumentar a periodicidade da realização dos exames são:
Para ambos os casos, é necessário um jejum de alimentos e bebidas de 8 a 12 horas antes da realização do exame. Água, porém, é permitido. Não é recomendada a realização do exame com o paciente em jejum por mais de 14 horas.
Além disso, é recomendado que o paciente siga a sua dieta normalmente, evitando o consumo de alimentos muito diferentes daqueles que estão no seu dia a dia.
É necessário cortar a ingestão de bebidas alcoólicas nos 3 dias que antecedem os exames, mesmo que ela seja um elemento rotineiro na dieta do paciente.
O paciente também deve evitar exercícios físicos de alta intensidade nas 24 horas anteriores à realização dos exames. Para aqueles que praticam diariamente, recomenda-se a realização de atividades de intensidade leve.
Lembre-se que essas são indicações gerais. Para orientações específicas, consulte o laboratório onde serão realizados os exames.
Agora que você já sabe mais sobre esses tipos de exames, que tal compartilhar esse texto com seus amigos e familiares? Afinal, eles são procedimentos realizados frequentemente, por isso, você pode ajudar alguém com informações de qualidade!