Logo - Dr. Eduardo Antoniolli CRM 39.275

Cateterismo cardíaco e angioplastia:

qual a diferença entre os dois?

Tempo de leitura: 3 min.
Atualizado em 16/01/2024
Dr Eduardo Antoniolli
Dr. Eduardo Antoniolli
Cardiologia Intervencionista
CRM: 39.275    RQE: 39.894

O cateterismo cardíaco e a angioplastia são procedimentos diferentes, mas muito parecidos. A principal diferença entre eles é o objetivo de cada um.

Enquanto o cateterismo atua na identificação de possíveis problemas, a angioplastia tem a função de tratar obstruções nos vasos sanguíneos. Porém, a realização da angioplastia depende do cateterismo cardíaco, já que ela utiliza a mesma técnica.

Os dois procedimentos são feitos pelo médico cardiologista intervencionista e são métodos minimamente invasivos, o que possibilita menos tempo de recuperação aos pacientes.

O que é cateterismo cardíaco?

Conforme falamos acima, o cateterismo cardíaco atua com a identificação de possíveis problemas no coração. Ou seja, ele é um exame cardíaco minimamente invasivo. 

Para a sua realização, é utilizada a anestesia local e remédios relaxantes na maioria dos casos. Quando indicado pelo médico, o exame pode ser feito com anestesia geral. 

Depois, é feita uma pequena punção na virilha ou pulso do paciente, onde o cateter será inserido. Com o auxílio de imagens de raio-x em tempo real, o cateter segue pelos vasos sanguíneos até chegar ao coração, onde será feito o exame. 

Quando o cateter está na posição correta, é aplicado o contraste, substância à base de iodo que permite a visualização das artérias e de pontos de entupimento através do exame de raio-x. 

A duração desse exame depende do objetivo médico. Em alguns casos, dependendo de onde o cateter precisa chegar, o procedimento pode demorar mais, porém a média de tempo para ele é de cerca de 30 minutos a 1 hora. 

Depois de realizado, o paciente precisa permanecer algumas horas em repouso, principalmente se o acesso do cateter for na virilha. 

Quando o cateterismo é indicado?

O cateterismo é utilizado para detectar diversas doenças e condições cardíacas. Algumas delas são:

  • Avaliação das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do coração com o fluxo sanguíneo;
  • Verificar se há algum tipo de lesão nas válvulas e no músculo do coração;
  • Verificar a existência de cardiopatias congênitas, ou seja, alterações do coração que já nasceram com o paciente;
  • Verificar a existência de outros tipos de alteração na anatomia do coração que não foram confirmadas em outros exames;
  • Verificar onde há obstrução do vaso sanguíneo no momento em que o paciente sofre um infarto do miocárdio.

O que é angioplastia?

Assim como dito no começo do texto, a angioplastia é indicada quando há obstruções nos vasos sanguíneos do paciente. 

Dessa forma, ela permite a abertura da artéria que ficou comprometida devido ao acúmulo de gordura ou pelo endurecimento durante os anos, fazendo com que o sangue volte a circular normalmente para o corpo.

Em alguns casos, é indicada a colocação de um stent no local onde estava obstruído, de forma que ajude a não acumular mais gordura naquela região e manter a artéria sempre aberta. 

O stent é um objeto cilíndrico, que se expande, como uma mola. O seu formato é parecido com um bobe de cabelo. 

O procedimento da angioplastia é o mesmo do cateterismo, com a diferença de que a função do cateter, agora, é desobstruir o local e, se necessário, colocar o stent. 

A duração do exame também é a mesma, com a diferença que o paciente deverá ficar em observação no hospital por, em média, 24 horas. 

Quando a angioplastia é indicada?

Como a sua função é desobstruir os vasos sanguíneos, é indicado para os pacientes que possuem algum grau de obstrução e que pode acarretar em agravamento de sintomas. 

Além disso, a angioplastia é indicada para:

  • Reduzir a dor no peito que o paciente pode ter por causa da obstrução;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo do coração após o paciente sofrer com um infarto;
  • Prevenir o derrame cerebral, que acontece quando o fornecimento de sangue para o cérebro não é feito da maneira correta;
  • Tratar do aumento da pressão dentro dos pulmões.

Ela é indicada, também, caso o paciente já possua algum problema no coração e não demonstra sinais de melhora com o tratamento indicado e a mudança no estilo de vida. 

As complicações, tanto no cateterismo como na angioplastia, são raras e o tempo de recuperação pode ser por volta de uma semana, para ambos os casos.

Os preparos para um cateterismo cardíaco ou para a angioplastia podem incluir um jejum de 4 a 6 horas. Outros detalhes, como a interrupção de medicamentos, são informados pelo médico ou pelo hospital responsável pelo exame.

Agora que você já sabe a diferença entre o cateterismo cardíaco e a angioplastia, que tal compartilhar o texto em suas redes sociais? Essa é uma forma de levar informação útil e confiável para aqueles que te acompanham.

Gostou do conteúdo?   Compartilhe!

Todos os direitos reservados |
Dr. Eduardo Antoniolli 2024
magnifiercross