A angioplastia coronária é um procedimento que visa desobstruir as artérias do coração que estão entupidas com placas de gordura. Já o stent é um dispositivo que mantém as artérias abertas e evita o acúmulo da gordura novamente.
O objetivo principal do procedimento é regularizar o fluxo sanguíneo, evitando que as placas de gordura causem problemas mais graves, como um infarto ou problemas de oxigenação para os órgãos do corpo humano.
Porém, não são todos os pacientes com placas de gordura nas artérias que podem realizar a angioplastia coronariana. Cada caso deve ser discutido previamente com o profissional responsável.
Os stents estão sendo utilizados para reparar as doenças arteriais coronarianas há mais de uma década. Ele é um dispositivo minúsculo, em formato de tubo e expansivo. Funciona como uma mola, mas tem formato de malha e é feito de um metal com fins médicos, como o aço inoxidável ou liga de cobalto.
Uma vez implantado, o stent ficará permanentemente na artéria do paciente.
A maior indicação para a realização de uma angioplastia coronária é quando, após a realização de exames cardíacos, principalmente após o cateterismo, é detectado que há um bloqueio de uma das artérias e, mesmo com o uso de medicamentos e mudança de hábitos do paciente, essa artéria não é desobstruída.
Além disso, pode ser indicada para pacientes que tenham dor no peito, motivada pelo baixo fluxo sanguíneo para o coração, de maneira frequente. A decisão de realizar a angioplastia coronária com stent pode ser feita após o tratamento com medicamentos não ser eficaz.
A angioplastia coronária com stent também pode ser realizada de maneira urgente, quando o paciente já está tendo um infarto. Dessa forma, ela abre rapidamente a artéria bloqueada e evita danos mais graves para os demais órgãos.
A angioplastia coronária com stent é feita de uma maneira semelhante ao cateterismo cardíaco.
O primeiro passo do procedimento é aplicar a anestesia local. Depois, é feita uma punção na virilha ou nos pulsos do paciente, por onde passa o cateter com um pequeno balão, que tem o stent em volta.
O cateter segue pela artéria até chegar no local obstruído. Todo esse caminho é feito com auxílio de imagens de raio-x. Uma vez posicionado, o balão é inflado e esvaziado algumas vezes para permitir que as placas de gordura sejam movidas e o fluxo sanguíneo estabelecido novamente.
Depois de retirar essas placas de gordura, o balão é inflado e esvaziado pela última vez, para colocar o stent, que tem o formato de uma ”molinha”, posicionando o dispositivo onde, antes, havia a obstrução.
Por fim, o cateter é gentilmente retirado e, no local onde foi feita a punção, deve-se aplicar pressão por cerca de 10 a 20 minutos para que não haja sangramento.
O tempo de execução do procedimento pode levar de 1 a 4 horas, dependendo do grau e da posição da obstrução. Porém, depois de realizado o procedimento, o paciente deve ficar deitado por mais algum tempo para observação médica.
Se o procedimento não for de emergência, os pacientes passam, geralmente, uma noite no hospital para observação. No dia seguinte, recebem alta médica.
O exame não dói, já que é feito sob efeito de anestesia. O que pode acontecer, é um pequeno desconforto quando o efeito da sedação passa, o que deve durar pouco tempo.
As complicações da angioplastia coronária com stent são raras, porém, é muito importante relatar ao médico em caso de febre, inchaço, dormência nos braços ou pernas e, principalmente, se houver dor no peito após a realização do procedimento.
Antes de realizar o procedimento, é necessário um jejum de 4 a 6 horas. Depois de cerca de 1 hora após a finalização da angioplastia, já é possível se alimentar novamente.
Nos casos de pacientes que utilizam medicamentos contínuos, é necessária a avaliação médica para saber quais devem seguir e quais devem ser interrompidos.
Se houver algum exame cardíaco anterior, é recomendado que o paciente leve para a análise no dia da realização da angioplastia.
Caso o paciente tenha alergia ao contraste, é necessário informar ao hospital antes de realizar o exame.
Após o procedimento, é necessário permanecer de repouso e tomar os medicamentos indicados pelos profissionais. Se o acesso for feito pela virilha, o paciente precisará ficar 6h com a perna imóvel logo após o procedimento.
Além disso, também não é recomendado subir escadas, carregar peso e dirigir por sete dias após a angioplastia coronária.
É importante lembrar que essas são orientações gerais. Dependendo do local onde será feito o procedimento, pode haver mais ou menos preparos. Sempre siga as orientações dadas pelo médico responsável.
Se você conhece alguém que fará uma angioplastia coronária com stent em breve, não esqueça de compartilhar esse texto com ela!
Meta-descrição: A angioplastia coronária com stent é indicada para pacientes que possuem artérias bloqueadas por placas de gordura. Entenda mais sobre o procedimento aqui!