O raio-x de tórax é um exame muito comum que serve para diagnosticar doenças na parte torácica do paciente, como pneumonias, doenças cardíacas, fraturas, tuberculose, entre outras.
O tórax é a região que fica entre o pescoço e o abdômen, sendo separado pelo diafragma. Popularmente, é conhecido como a região do peito do paciente.
A radiografia de tórax, como também é conhecido o raio-x de tórax, utiliza pequenas doses de radiação ionizante, que são os raios x, de fato. Ele é um exame de imagem não invasivo, ou seja, não é feito nenhum tipo de corte ou inserido instrumentos dentro do corpo do paciente.
O raio-x de tórax é um dos exames mais requisitados no dia a dia de uma clínica, podendo ser utilizado por médicos clínicos, traumatologistas, radiologistas, pneumologistas e cardiologistas.
O raio-x de tórax começa com a preparação do paciente: ele deve retirar as roupas que podem possuir algum tipo de metal, como calças jeans, casacos de zíper, sutiãs, entre outros. É fornecida uma camisola para o paciente utilizar durante a realização do exame.
Depois, o paciente é posicionado. Ele pode ficar em pé ou deitado, dependendo do pedido médico e de como o profissional radiologista conseguirá a melhor imagem.
Após o posicionamento do paciente, o radiologista vai para uma pequena sala à parte e aciona a máquina, que irá fazer a captura das radiografias. Geralmente, é necessário inflar os pulmões e segurar o ar para obter imagens melhores.
O exame de raio-x de tórax pode ser feito de frente ou de costas, permitindo uma visualização frontal do tórax, ou de perfil, que permite a visualização lateral.
Incluindo toda a preparação da sala e do paciente, a radiografia de tórax tem uma duração média entre 10 e 30 minutos.
As principais estruturas mostradas em uma radiografia de tórax são: pulmões, mediastino, que engloba o coração e os grandes vasos, e os ossos da caixa torácica, conhecidos como costelas.
Pensando nisso, a indicação de realizar um raio-x de tórax acontece quando o paciente apresenta alguns sintomas de doenças localizadas nesta região. Alguns sintomas que podem indicar a realização do exame são:
O raio-x de tórax também é muito utilizado na detecção de doenças, que às vezes podem ser silenciosas, ou seja, não apresentam nenhum tipo de sintoma. Algumas delas são:
Além disso, o raio-x de tórax pode ser uma estratégia para acompanhar o tratamento de uma doença já diagnosticada ou também pode ser um exame de análise para pacientes que passarão por algum tipo de cirurgia.
Por ser um exame muito utilizado no dia a dia de uma clínica ou hospital, muitas vezes até em caso de traumas, o raio-x não necessita de nenhum tipo de preparo com jejum, dieta especial ou com a interrupção de remédios.
A única atenção que o paciente deve ter é com o uso de acessórios, como colares, pulseiras, anéis, entre outros, que não são permitidos durante a realização do exame.
Se a radiografia de tórax for agendada, é indicado que o paciente não utilize roupas com metal, como calças e casacos de zíper ou sutiã com fecho metálico.
Geralmente, o exame não é indicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por isso, o ideal é avisar o médico responsável se há algum risco de gestação antes de realizar a radiografia de tórax.