Logo - Dr. Eduardo Antoniolli CRM 39.275

Infarto

Saiba o que é, as causas, diagnóstico e tratamento

Tempo de leitura: 3 min.
Atualizado em 16/01/2024
Dr Eduardo Antoniolli
Dr. Eduardo Antoniolli
Cardiologia Intervencionista
CRM: 39.275    RQE: 39.894

O infarto é um ataque cardíaco, que resulta na interrupção do fluxo de sangue para o coração. Normalmente, essa interrupção é resultado do fechamento absoluto ou parcial de determinada artéria, por um coágulo ou placa de gordura.

O músculo cardíaco age como uma bomba natural, destinando sangue rico em oxigênio para as células de todo o corpo. Esse processo é crucial para a nutrição celular e a atuação das funções vitais. A cada batimento do coração, o líquido transpassa pelas artérias, iniciando pela maior delas, a aorta.

As demais artérias finas se desenvolvem a partir dela, sendo responsáveis pela chegada do sangue em cada parte do corpo. Duas dessas divisões da aorta dão origem às artérias coronárias, a artéria coronária direita e o tronco da coronária esquerda, que se bifurca em artéria coronária descendente anterior e artéria coronária circunflexa, ambas irrigam o coração.

Nesse sentido, o infarto acontece quando uma das artérias coronárias fica obstruída, total ou parcialmente, danificando a chegada de sangue oxigenado à musculatura cardíaca. Sem a nutrição adequada, a parte que para de acolher sangue, morre. 

Infarto – quais são as causas?

A causa principal do infarto é a aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Esse fato é comum acontecer pelo envelhecimento, o que explica o motivo pelo qual o infarto é mais comum em pessoas acima dos 40.

Contudo, uma série de fatores de risco ajuda o avanço mais rápido da aterosclerose, contribuindo para a oclusão das artérias. Um desses fatores é a obesidade, que é relacionada a maus hábitos, como consumo excessivo de alimentos com um alto nível de gordura, pouco exercício físico, entre outros.

Esse excesso de gordura é bombeado para o organismo através do sangue, o que facilita a absorção de parte delas nas paredes arteriais. Por isso, o colesterol alto e a ingestão de gordura de forma constante, são fatores de risco.

Outro fator de risco é o cigarro. Ele contém substâncias que são capazes de tornar as paredes arteriais rígidas, o que faz as placas de colesterol grudarem com maior facilidade.

Também devemos citar a hipertensão e o diabetes na categoria de fatores de risco. Ambos contribuem para o depósito mais rápido e maior de gorduras nas paredes das artérias.

O consumo de bebidas alcóolicas em excesso também acarreta aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, acelerando o processo de aterosclerose.

Quais os sintomas?

Perceber o infarto em estágio inicial é crucial, para que a pessoa seja socorrida de forma rápida, aumentando assim as chances de sobreviver ao evento. Em algumas situações, o problema demora para manifestar-se.

Nem sempre ter um infarto é sinônimo de dor no peito. É necessário atenção para sinais menos evidentes, como cansaço ao fazer um pequeno esforço, náuseas e falta de ar. Esses sintomas incomuns são mais frequentes em determinados grupos de pessoas, como idosos, diabéticos, portadores de doença renal crônica e mulheres.

Porém, mesmo podendo aparecer com mais frequência nesse grupo de pessoas, qualquer um pode sofrer com os efeitos primários da obstrução de alguma artéria. Por isso, atente-se aos principais sintomas de infarto e vá imediatamente ao hospital caso haja alguma suspeita:

  • Dor no peito: aperto, fincada, queimação no lado esquerdo, podendo refletir para costas, pescoço, braço e mandíbula;
  • Formigamento nas áreas citadas acima;
  • Dor abdominal sem outra explicação;
  • Falta de ar;
  • Suor;
  • Enjoos;
  • Tontura;
  • Desmaio;
  • Palpitações;
  • Suor sem outra explicação

Ao perceber algum dos sintomas, o paciente deverá procurar auxílio médico imediato. 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por exames, onde o cardiologista verifica os sintomas descritos pela pessoa e o eletrocardiograma.

O eletrocardiograma é um exame que avalia a movimentação elétrica do coração, com a possibilidade de verificar a frequência e o ritmo de batidas.

Além disso, o cardiologista pode pedir exames para detectar a existência de marcadores bioquímicos, que possuem uma maior concentração no sangue nas situações de infarto. O principal marcador de infarto é a troponina, marcador específico de infarto, que aumenta de 4 a 8 horas após o infarto e volta aos níveis normais em cerca de 10 dias.

Alguns pacientes terão uma chance intermediária de infarto com troponina e eletrocardiogramas sem alterações que indiquem diagnóstico, nestes casos poderá ser realizada uma cintilografia miocárdica ou uma angiotomografia de artéria coronárias, ambos exames usam técnicas de exames de imagem para entender se existe entupimento em alguma artéria do coração.

Diante das situações nas quais a chance de ter ocorrido um infarto é grande, o procedimento indicado é o cateterismo cardíaco.

Através dos resultados desses exames, o médico consegue identificar quando e em qual artéria ocorreu o infarto.

Tratamento

O tratamento para o infarto é realizado por meio de desobstrução do vaso através da angioplastia, que é a colocação de um stent (‘’molinha’’) onde havia o entupimento da artéria, ou pela cirurgia denominada por ponte de safena, conhecida por bypass cardíaco ou revascularização cirúrgica do miocárdio.

Além disso, é necessário que o paciente tome medicamentos que diminuam a formação de placas ou façam com que o sangue fique mais fino, facilitando sua passagem pelo vaso, como o ácido acetil salicílico, por exemplo. 

Por fim, é muito importante que o paciente mantenha bons hábitos alimentares, tenha uma rotina de exercícios físicos, não fume e beba quantidades moderadas de álcool.

Se você pensou em alguém enquanto lia esse texto, que tal compartilhar com essa pessoa? Afinal, é muito importante que todos conheçam os sintomas do infarto e suas causas.

Gostou do conteúdo?   Compartilhe!

Todos os direitos reservados |
Dr. Eduardo Antoniolli 2024
magnifiercross